Menu fechado

Benefícios da Manutenção do ar-condicionado

Ao longo dos meses de inverno, a tendência é que o ar-condicionado seja pouco usado e acabe até meio esquecido na maioria dos ambientes. E com a chegada da primavera e as altas temperaturas que estamos vivenciando, é preciso ficar atento à limpeza e à manutenção do ar condicionado.

Muitas pessoas acabam deixando esses cuidados apenas para quando o equipamento for novamente utilizado, e nós entendemos que isto é um erro: quando chegar a hora de ligar o ar-condicionado novamente, os filtros de ar presentes dentro do aparelho acumularam uma grande quantidade de impurezas, fungos, ácaros e bactérias. Para evitar que a presença desses microrganismos prejudique a saúde todos, portanto, é preciso estar sempre atento à limpeza do ar-condicionado.

Qual a importância da manutenção preventiva de ar-condicionado?

A limpeza do ar-condicionado está entre os principais cuidados da manutenção preventiva, uma ação que tem como objetivo prevenir que o equipamento apresente falhas ou paradas inesperadas.

Trata-se de um tipo de intervenção que deve ser realizado regularmente, garantindo a inspeção do aparelho e a realização de ajustes que visam a conservação do equipamento e a eliminação de aspectos que podem causar problemas.

A falta de manutenção preventiva nos equipamentos de ar condicionado pode trazer uma série de prejuízos para o ambiente e para a saúde das pessoas, tais como:

Redução da renovação do ar;

Consumo excessivo de energia elétrica;

Diminuição da vida útil do equipamento;

Redução do conforto térmico e;

Maior transmissão de doenças pelo ar.

Esses cuidados são tão importantes que existe até uma legislação que exige a realização da manutenção do ar-condicionado. Sancionada em janeiro de 2018, a Lei 13.589/2018 torna obrigatório que prédios públicos e privados coletivos realizem periodicamente a manutenção do aparelho, determinando também que os prédios devem ter um planejamento para manutenção, operação e controle dos climatizadores.

O objetivo desta lei é proporcionar qualidade do ar interno dos ambientes e minimizar possíveis riscos à saúde das pessoas presentes no local. Para isso, foram definidos requisitos específicos para controle de temperatura, umidade, grau de pureza e presença de partículas nocivas. Todas as edificações que instalarem novos equipamentos já devem seguir essa legislação.

Conheça os benefícios da limpeza do ar-condicionado:

Redução do consumo de energia do equipamento;

Aumento da vida útil do ar-condicionado;

Melhoria da eficiência do dispositivo;

Redução dos ruídos emitidos pelo aparelho;

Maior conforto térmico;

Redução das falhas;

Ar mais saudável, puro e de qualidade;

Promoção da saúde.

Procure por um profissional especializado em limpeza e manutenção do aparelho. Em caso de dúvidas, entre em contato com o SAC da marca fabricante e solicite uma lista de profissionais credenciados para a realização de orçamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Bitnami