Menu fechado

7 Benefícios da limpeza do ar condicionado

Em breve o inverno começa aqui no Brasil. Mesmo sendo um país tropical, em algumas regiões o frio é forte e em outros, o frio é mais leve, mas o que gera o desuso do ar condicionado. Já em outros locais, o ar temperado faz com que o ar condicionado seja usado com menos frequência.

Para as casas ou empresas que não possuem ar condicionado com o ciclo reverso (também chamado de ciclo quente-frio), é comum que o ar fique desligado. E um ponto precisa ser levado em consideração: aproveite para realizar a limpeza e manutenção preventiva do aparelho.

Realizar a limpeza e a manutenção é essencial para o bem-estar dos usuários e também para a durabilidade do aparelho. Sempre falamos com nossos clientes para que fiquem atentos e realizem a manutenção preventiva a cada 3 meses.

Desta forma, quando voltarem a utilizar o aparelho, não terão problemas de ligar o ar-condicionado novamente e ver sua conta de energia elétrica subir, pois não terão filtros de ar com grande quantidade de impurezas, fungos, ácaros e bactérias.

E vale lembrar que tudo isso impacta no bem-estar e saúde do usuário e também na conta de energia, já que os filtros sujos impedem a absorção do ar, fazendo com que se gaste mais energia para produzir a temperatura ideal.

Qual a importância da manutenção preventiva de ar-condicionado?

A limpeza do ar-condicionado está entre os principais cuidados da manutenção preventiva. Seu objetivo é prevenir que o equipamento apresente falhas ou paradas inesperadas. Este tipo de manutenção programada deve ser realizada regularmente, garantindo a inspeção do aparelho e a realização de ajustes que visam a conservação do equipamento e a eliminação de aspectos que podem causar problemas.

Além da possibilidade de o dispositivo sequer funcionar, a falta de manutenção preventiva nos equipamentos de ar condicionado pode trazer uma série de prejuízos para o ambiente e para a saúde das pessoas, tais como: redução da renovação do ar, consumo excessivo de energia elétrica, diminuição da vida útil do equipamento, redução do conforto térmico e maior transmissão de doenças pelo ar.

Esses cuidados são tão importantes que existe até uma legislação que exige a realização da manutenção do ar-condicionado. Sancionada em janeiro de 2018, PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), Lei 13.589/2018 torna obrigatório que prédios públicos e privados coletivos realizem periodicamente a manutenção do aparelho, determinando também que os prédios devem ter um planejamento para manutenção, operação e controle dos climatizadores.

O objetivo desta lei é proporcionar qualidade do ar interno dos ambientes e minimizar possíveis riscos à saúde das pessoas presentes no local. Para isso, foram definidos requisitos específicos para controle de temperatura, umidade, grau de pureza e presença de partículas nocivas. Todas as edificações que instalarem novos equipamentos já devem seguir esta legislação.

Conheça 7 benefícios da limpeza do ar-condicionado:

  1. Redução do consumo de energia do equipamento;
  2. Aumento da vida útil do ar-condicionado;
  3. Melhoria da eficiência do dispositivo;
  4. Redução dos ruídos emitidos pelo aparelho;
  5. Maior conforto térmico;
  6. Ar mais saudável, puro e de qualidade;
  7. Redução das falhas do aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami