Menu fechado

Vamos falar sobre manutenção e limpeza do seu ar-condicionado?

manutenção de ar condicionado

A compra de um aparelho de ar condicionado é importante para muitas famílias. Por isto, conhecer mais sobre o produto adquirido é essencial para a durabilidade da peça. Em algum momento, será necessário realizar manutenções na peça, sejam elas preventivas ou técnicas. E vamos explicar quando elas acontecerão para você, neste artigo.

A importância da instalação profissional do seu ar condicionado

Quando alguém adquire um ar-condicionado, recomendamos que procure um profissional capacitado e credenciado para realizar a instalação do aparelho em sua casa ou estabelecimento comercial. O processo de instalação é muito importante, pois qualquer problema na instalação pode ocasionar perdas e complicações no aparelho.

Confira todos os benefícios da instalação profissional:

Garantia

Para ter direito à garantia do aparelho, você não pode abrir mão de uma instalação profissional. O motivo é simples: a empresa ou marca do ar-condicionado não se responsabiliza por danos causados por terceiros, apenas por defeitos de fábrica. Então, não esqueça: na hora de instalar o seu novo aparelho, contrate um profissional credenciado.

Segurança

Um aparelho de ar-condicionado com instalação indevida pode se tornar uma ameaça à sua segurança e até mesmo à sua casa, portanto todo cuidado é pouco. Confira a lista de possíveis riscos e fique atento para garantir a instalação correta:

  • Vazamento de fluido refrigerante;
  • Sobrecarga elétrica;
  • Sobrecarga estrutural;
  • Curto circuito;
  • Incêndio na rede elétrica;
  • Danos estruturais na casa ou edifício.

Desempenho e vida útil

Se você investe em um ar-condicionado, com certeza quer que ele funcione 100% bem e deixe seu ambiente climatizado, correto? Então, contrate um bom instalador refrigerista para instalar seu aparelho de ar condicionado.

Erros na instalação desencadeiam uma série de problemas, como mau funcionamento do aparelho, desempenho abaixo do normal e diminuição da vida útil do aparelho.

Economia

O mau funcionamento de um aparelho pode gerar um aumento na conta de energia. O motivo é simples: quando o equipamento requer maior esforço para funcionar, ele acaba por gastando mais energia para se manter.

Por que fazer manutenção técnica regularmente?

A instalação profissional garante que seu ar-condicionado funcione bem, de maneira adequada, economize energia e proporcione benefícios como bem-estar para a família. E para isto acontecer com regularidade, é preciso programar a manutenção técnica do aparelho.

Com o passar do tempo, o filtro do ar-condicionado vai acumulando poeiras, fungos, bactérias e outros microorganismos, que podem prejudicar a qualidade do ar de um ambiente. Por isso, é importante realizar a limpeza com frequência para garantir o bom funcionamento do ar-condicionado e a qualidade do ar em sua residência.

Para executar a limpeza completa do seu aparelho, contrate um técnico credenciado. Ele é o profissional responsável por avaliar e resolver o problema de limpeza e manutenção. Nós da Friopeças alertamos nossos clientes a contrarem profissionais capacitados para realizar este serviço e garantir todos os cuidados necessários para não danificar o aparelho e não perder a garantia do aparelho.

Uma excelente dica é realizar a manutenção preventiva, pois ela minimiza as chances de que algum problema ocorra com seu ar condicionado. O ideal é realizar a manutenção preventiva uma vez ao ano, no mínimo. Se você usa o ar-condicionado com frequência, é indicado que a manutenção aconteça a cada 6 meses.

De maneira simples, o que é feito em uma manutenção de ar condicionado?

Manutenção interna

  • Limpar filtro de poeira: duas semanas;
  • Filtro de carvão ativado: substituir a cada 6 meses;
  • Gabinetes da unidade interna com pano macio e seco: regularmente;
  • Mangueira de drenagem: uma vez ao ano;
  • Bandeja de drenagem: uma vez ao ano;
  • Encaixe das aletas: uma vez ao ano;
  • Limpar serpentinas: uma vez ao ano.

Manutenção externa

  • Limpar sistema de drenagem: uma vez ao ano;
  • Verificar se é necessário substituir o fluido (R410A): uma vez ao ano.

Conheça mais sobre modelos de ar condicionado no site da Friopeças, clicando neste link.

Para saber mais sobre como aparelhos de ar condicionado com a tecnologia Inverter pode ajudar na economia da sua conta de energia, clique neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami