Menu fechado

Umidificador, por que comprar um? Quais os seus benefícios?

Baixa umidade do ar é responsável pelo grande número de atendimentos médicos. Existem soluções variadas que ajudam pessoas a escapar dos males causados pelo tempo seco.

Com as altas temperaturas do segundo semestre se aproximando, todo refresco é válido. Outro fator que também causa preocupação é a baixa umidade do ar, que se torna responsável por problemas de saúde, como rinites, alergias e bronquites. Para evitar o mal-estar do calor e as adversidades vindas através do ar seco e quente, muitas pessoas procuram soluções que trazem alívio.

O umidificador de ar representa uma verdadeira saída para quem deseja se livrar do incômodo do calor e do tempo seco. A comodidade em adaptá-lo a um imóvel é o que muitos consumidores procuram, além da acessibilidade por oferecer um preço menor de mercado.

Os benefícios do umidificador de ar são o refresco que ele dá ao ambiente, assim como contribuição para a qualidade do local e o favorecimento para que as pessoas respirem melhor.

Cuidados importantes

Segundo especialistas, o aconselhável é que o umidificador de ar fique ligado por, no máximo, 4 horas diárias. Quando o equipamento fica acionado por mais tempo que o indicado, as paredes do imóvel podem sofrer com o excesso de umidade. Uma das consequências disso é a criação de mofos, bolores e fungos que causam males na respiração de muitas pessoas.

Além disso, uma utilização incorreta pode fazer mal à saúde de crianças e idosos, já que estes estão mais propensos a problemas respiratórios, como a rinite alérgica e a asma.

Portanto, não se deve ultrapassar o período advertido por especialistas. É muito comum que consumidores procurem deixá-lo ligado por um tempo que seja superior ao estabelecido para resfriar o ambiente, mas isso é completamente reprovável.

Vale lembrar que o umidificador de ar refresca o local, porém não resfria, como a maioria das pessoas costuma pensar. Além disso, um erro muito recorrente é deixar o umidificador ligado na hora em que a pessoa vai deitar. O aconselhável é acioná-lo duas horas antes de dormir e logo depois desligá-lo. A troca da água deve ser feita todos os dias para o seu funcionamento normal e não é indicado deixá-lo em pequenos cômodos.

Umidificador não resfria

O umidificador tem a finalidade de melhorar a umidade do ambiente, mas o que realmente é eficaz no resfriamento da temperatura de um local é o ar-condicionado. O equipamento é responsável por livrar as pessoas das altas temperaturas. Embora o valor para a compra de um umidificador seja menor, é importante lembrar que o ar-condicionado é a única solução para livrar o imóvel do calor.

O equipamento tem diversos modelos para se adequar aos imóveis que será instalado e a sua manutenção deve ser feita, pelo menos, uma vez a cada seis meses por técnicos especialistas no assunto.

Além da manutenção, é importante ter cuidados com a máquina no que diz respeito à limpeza (link para texto sobre limpeza do ar-condicionado). Aconselhamos que seja com produtos indicados para tal finalidade. A diferença é que, diferente da troca diária do umidificador, o ar-condicionado pode ser inspecionado no período informado acima (uma vez a cada semestre) e não exige tanta preocupação por parte de quem utiliza o umidificador.

Tire dúvidas sobre condicionadores de ar? Confira mais posts em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami