Pessoas de mais idade costumam dizer que, quando eram crianças, “o inverno era mais frio e o verão menos quente”. Pois é, o clima está mudando e aumentando a procura por aparelhos de ar-condicionado. Para ajudar na sua escolha, comparamos dois modelos: o split e o portátil.

De luxo a necessidade, o ar-condicionado está cada vez mais presente.

O ar-condicionado sempre foi um sonho de consumo de milhões de brasileiros. Para você ter uma ideia, o primeiro sistema de ar-condicionado foi instalado há mais de 100 anos, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1909. Mas foi apenas na década de 1950 que algumas empresas começaram a fabricar esse tipo de aparelho no Brasil. Ou seja, durante muitos anos, quem queria instalar um ar-condicionado precisava importá-lo.

É claro que, em um país quente como o nosso, a ideia só podia dar certo. Com o passar dos anos, o número de fabricantes cresceu e a importação de aparelhos ficou bem mais acessível. Hoje, há opções de ar-condicionado para todos os gostos e bolsos.

E por que o ar-condicionado split e o portátil são boas opções?

Para escolher entre um ar-condicionado portátil ou um modelo split, é preciso descobrir qual atende melhor às suas necessidades. Por isso, resumimos suas principais vantagens e desvantagens, para que você possa comparar.

Principais características do ar-condicionado split

Silêncio – O sistema split se divide em duas unidades: a condensadora, que fica instalada no ambiente externo, e a evaporadora, que fica na parte interna. Com isso, os ruídos ficam do lado de fora.

Potência – Com capacidades que variam de 7.000 a 80.000 BTUs, os aparelhos de ar-condicionado split são perfeitos para ambientes de vários tamanhos.

Praticidade – Os aparelhos de ar-condicionado split ocupam pouco espaço e o buraco para sua instalação é menor que o de outros tipos de aparelho.

Principais características do ar-condicionado portátil

Silêncio – Sem unidade externa, o ar-condicionado portátil é menos silencioso que o split.

Potência – O ar-condicionado portátil tem potência máxima de 12.000 BTUs, limitando sua capacidade de climatização. Para compensar, ele permite direcionar melhor o ar quente ou frio para onde você quiser.

Praticidade – Nesse item o ar-condicionado portátil tem muito a oferecer. Leve e pequeno, você pode levá-lo para onde quiser. Além disso, pode ser colocado discretamente em qualquer canto, sem ficar no caminho. Mais prático que isso, só comprando o seu ar-condicionado on-line.

E por falar nisso, que tal aproveitar a oportunidade, agora que você já comparou os dois tipos de aparelho? A Friopeças tem centenas de opções para você comprar o seu ar-condicionado on-line e receber no conforto da sua casa.