Você decidiu comprar e instalar um aparelho de ar-condicionado em casa, mas encontrou uma grande variedade de opções e não sabe qual escolher? Para responder à pergunta “qual é o ar-condicionado certo para um apartamento pequeno?” é preciso considerar a potência, a instalação e o preço do aparelho.

Seu primeiro passo deve ser calcular a potência do aparelho – e isso depende de alguns fatores, como a área, em metros quadrados, a quantidade de janelas e o número de pessoas que estarão no ambiente. Em nossa loja virtual você encontra uma calculadora de BTUs. Para usá-la, basta preencher a área do ambiente (largura, comprimento e área), o período do dia em que há exposição solar (manhã, tarde ou todo o dia) e selecionar a quantidade de janelas, pessoas, lâmpadas e aparelhos eletrônicos.

Os fabricantes indicam em seus manuais a correta combinação entre esses fatores. Segundo nossos especialistas da Friopeças, a medida média adequada é entre 600 e 800 BTUs por metro quadrado. Mas isso não elimina a necessidade do cálculo, ok? Portanto, em um quarto de 10 m², deve ser instalado um aparelho de 9 mil BTUs.

Por que é importante medir corretamente a potência do ar-condicionado? Para garantir o conforto e a refrigeração ideais do ambiente e, principalmente, a sua economia. Um equipamento que trabalha abaixo ou além da sua capacidade consumirá mais energia e terá sua vida útil diminuída.

Instalação do ar-condicionado

A instalação do ar-condicionado também deve ser considerada na hora da aquisição de um aparelho para o seu apartamento pequeno. Você poderá fazer alterações estruturais para receber o equipamento? O espaço que possui é o suficiente para o aparelho?

As respostas a essas perguntas ajudarão você a escolher o melhor modelo: janela, split ou portátil. Por exemplo: o ar de janela é um dos modelos mais comuns. Como ele é compacto e tem menor potência, é bem popular nos apartamentos menores.

Já o modelo split é composto por duas peças: condensadora e evaporadora, sendo que a segunda é instalada do lado de fora do ambiente. Isso requer alterações estruturais no apartamento, como a instalação de tubulação – o que nem sempre é uma opção. O portátil se apresenta como uma possibilidade nesse caso. Ele é bem utilizado em ambientes pequenos, de até 20 m², por possuir baixa capacidade (em BTUs).

Preços de aparelhos

Depois de considerar todos esses aspectos, está na hora de comparar os preços dos aparelhos, da instalação e da manutenção. Nesse momento, você conta com a Friopeças para encontrar o aparelho certo para o seu pequeno apartamento. Veja as opções em nossa loja virtual.