0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

De fato, o aparelho condicionador de ar tornou-se uma das maravilhas modernas que traz ao ser humano conforto e bem-estar! Principalmente quando a temperatura sobe, é possível ter os benefícios da refrigeração ambiental, melhorando assim a qualidade de vida do indivíduo. Mas e sobre a manutenção de ar condicionado? Fique tranquilo, sobre isso você vai aprender aqui.

A maioria dos meros mortais, não imaginam o esforço que o ar condicionado necessita fazer para fazer a mágica de promover um ambiente saudável, limpo e agradável.

ar condicionado manutenção x

Sim, a maioria pensa que basta apenas comprá-lo e deixa-lo lá, ligado quase que 24 horas por dia, como se o mesmo não tivesse uma vida útil. Assim esquece-se de ações básicas que são essenciais para que o aparelho de ar possa continuar funcionando de maneira produtiva e eficiente.

Por isso, muitas vezes o ar condicionado precisa de manutenção, simplesmente por quebrar ou porque tem sua eficiência reduzida, não produzindo a ação esperada, nesse caso, o que fazer então?

Primeiro fato a observar sobre a manutenção de ar condicionado

Nem sempre o que parece ser um “problema” de fato é. Algumas vezes uma mínima alteração no sistema do condicionador de ar, pode dar a entender que será preciso chamar um técnico para fazer uma manutenção, quando na verdade não.

banner-frio-pecas-ar-condicionado

Por outro lado, existem reparações que requerem a formação e conhecimento de profissionais qualificados, aí sim, a manutenção de ar condicionado por um especialista no assunto, passa a ser imprescindível.

É extremamente importante frisar que você nunca deve sacrificar sua segurança pessoal ou a segurança de sua família, por teimosia, ou porque fazer sozinho um reparo, possa ser mais barato e aparentemente conveniente

Neste artigo será discutido alguns reparos comuns, que por vezes podem parecer óbvios, e soluções que você pode executar em seu sistema de ar condicionado. Bem como os que precisam ser deixados para que profissionais da área possam consertar.

O ar condicionado não liga

Está muito quente lá fora e você decide ligar o condicionador de ar, embora tenha acionado o botão para refrigerar o ambiente, nada aconteceu, nem vento, nem brisa e tampouco o condensador de ar está funcionando!

ar condicionado manutenção

O que fazer?

Verifique o termostato. Geralmente as pessoas não olham para a temperatura do termostato e logo entram em pânico, achando que o aparelho quebrou, mas antes de tomar quaisquer medidas, gire o termostato para baixo, cerca de 5 graus, se for isto que esteja impedindo o resfriamento do ambiente, logo ele começará a funcionar, mas caso não haja efeito algum sobre isso, o problema pode estar ligado ao disjuntor.

Seguindo para o disjuntor

Alguns sistemas centrais de ar condicionado consomem grandes quantidades de energia e isso pode disparar o disjuntor (desarmá-lo), fazendo com que o sistema opere inadequadamente.

Isto geralmente acontece em imóveis mais antigos, onde a rede elétrica é mais velha.

Se ajustar o termostato não resolveu o seu problema, é preciso verificar a unidade do condensador e localizar a caixa do disjuntor do circuito, próximo a ele.

Portanto:

  1. Abra a porta e verifique o disjuntor.

  2. Se o circuito foi acionado, redefina-o.

  3. Em seguida, vá para o disjuntor da casa e certifique-se que nenhum dos circuitos estão quebrados ou partidos.

  4. Uma vez que todos os disjuntores foram redefinidos, volte para o termostato e gire sobre o ciclo de arrefecimento novamente. Se isso não resolveu o seu problema, pode ser hora de chamar um profissional.

Se o seu aparelho de ar condicionado não ligar depois de ter tentado as soluções acima, o problema pode ser mais grave.

Um compressor quebrado ou motor, também podem fazer o seu condicionador de ar parar de trabalhar e sendo assim, terá de ser reparado por um técnico certificado para uma manutenção de ar condicionado preventiva e também corretiva.

O ar condicionado não resfria o ambiente

Mesmo tendo ligado e o ar parecer funcionar, ele não gela, e agora?

Da mesma forma como na etapa anterior, o melhor lugar para começar sua investigação é a partir do termostato.

Ajuste o termostato, baixando-o, pelo menos em 5 graus. Deixe o sistema perceber a mudança.

ar condicionado manutenção fazendo

Deixe-o trabalhando ao menos uma hora nessa temperatura, se o ambiente ficou mais frio, não há problema algum, para manter a boa refrigeração você também deve limpar a bobina do evaporador, que pode estar sobrecarregada de sujeira e assim impedir a eficiente saída de ar.

Se o seu ar condicionado central tem uma bobina de evaporador acessível, você pode limpá-lo, sem problemas.

A bobina está localizada acima do manipulador de ar e pode ser acessada, com a remoção dos parafusos e da fita de isolamento.

Usando uma escova de dentes e um espelho, limpe cuidadosamente a bobina, e adicione uma colher de sopa de água sanitária para a limpeza da bandeja. Recoloque os parafusos e sele qualquer vazamento com fita adesiva. Se isso não resolver o problema, você adivinhou! É hora de chamar um profissional.

Quando um condicionador de ar não está produzindo bastante frio isso pode ser sinal de um problema mais sério. Um desses problemas pode estar relacionado com um vazamento no sistema, causando assim baixa ou nenhuma refrigeração. Se este for o caso, chame um técnico de aquecimento e arrefecimento.

A maneira mais fácil para evitar problemas com um condicionador de ar é evitando avarias, antes que elas aconteçam.

Ao realizar limpezas de ar condicionado e manutenções anuais, você pode melhorar a eficiência de sua unidade, bem como garantir o funcionamento adequado para os próximos anos.

Você pode realizar essa manutenção de ar condicionado com um profissional qualificado. Muitas empresas de aquecimento e refrigeração oferecem promoções com manutenção anual, e irá realizar testes com medições de refrigeramento.

Se você está planejando realizar quaisquer reparos, limpezas ou manutenção de ar condicionado, certifique-se de consultar o manual do proprietário, e também tenha certeza de que a alimentação tenha sido desligada, antes de qualquer outro procedimento.

Nesse artigo (clique aqui) em nosso blog, temos dicas importantes de limpeza e manutenção correta de ar condicionado para evitar que seu aparelho seja danificado.

banner-frio-pecas-ar-condicionado

Se você não possui nenhum conhecimento nessas questões, é mais seguro, sempre solicitar visita técnica, de modo que a sua segurança e também a de sua família ou empresa, esteja em prioridade em todas e quaisquer situações.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×