Com a chegada dos dias mais quentes do ano uma nova preocupação começa a aparecer dentro dos escritórios e repartições, o bem-estar e a saúde dos funcionários.

Desconforto, sudorese, irritabilidade, exaustão e desmaios são apenas alguns dos problemas gerados pelo excesso de calor, e no Brasil não é difícil se deparar com temperaturas na casa dos 40º durante os verões.
Mas o que pouca gente sabe é que em ambientes profissionais uma climatização agradável não é apenas um capricho opcional, é uma obrigação do empregador, um direito dos funcionários. Apesar de a temperatura ideal para se realizar atividades ser muito subjetiva e variar de pessoa para pessoa, existem algumas normas que devem ser seguidas obrigatoriamente.

Leis sobre climatização do ambiente de trabalho

Há no Brasil a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que visam assegurar aos trabalhadores seus direitos no ambiente profissional, e alguns dos artigos se referem diretamente ao conforto térmico que devem ser mantidos:

Art. 176 – Os locais de trabalho deverão ter ventilação natural, compatível com o serviço realizado.
Parágrafo único – A ventilação artificial será obrigatória sempre que a natural não preencha as condições de conforto térmico.*

  • Art. 178 – As condições de conforto térmico dos locais de trabalho devem ser mantidas dentro dos limites fixados pelo Ministério do Trabalho. **

A avaliação da exposição ao calor foi feita através da Norma de Higiene ocupacional – NHO 06, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo (FUNDACENTRO) do Roteiro para o Trabalho de Conforto Térmico (RTCC), desenvolvido pelo laboratório de eficiência energética em edificações, da UFSC.

**A NR17 (Norma Regulamentadora) do Ministério do Trabalho, determina que a temperatura do ambiente de trabalho onde são executadas atividades que se exige o intelecto, seja efetiva entre 20 e 23 graus celsius.

Fique de olho

É importante que o clima de trabalho seja confortável para todos, mas para isso é preciso tomar cuidados com o funcionamento do seu ar-condicionado: faça limpezas periódicas no filtro hepa, com o intuito de evitar a proliferação de ácaros e bactérias, além disso, busque sempre realizar a manutenção preventiva.
Confira o nosso post sobre calculadora de BTU para escolher o aparelho ideal para sua empresa. E não se esqueça de acessar nosso site para conferir os modelos de ar-condicionado que oferecemos. Temos a solução certa para a climatização do ambiente de trabalho!