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Não consegue dormir direito no calor? Ninguém consegue. O sono fica superficial e fragmentado, já que acordamos várias vezes durante a noite. E dormir bem é muito importante para a saúde de crianças e adultos, pois contribui para a saúde do coração, favorece a concentração, ajuda a manter o foco e a criatividade, reduz os níveis de estresse, fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, previne a dor de cabeça e ainda aumenta a tolerância à dor.

Quem sofre com a falta de sono por causa do calor acaba se perguntando se o ar-condicionado é a solução. Afinal de contas, faz bem ou mal ficar com o aparelho ligado a noite inteira? A resposta é não: não faz mal. Aliás, os aparelhos são usados em maternidades e hospitais para garantir o conforto térmico dos pacientes. O ar-condicionado vai diminuir a temperatura do ambiente e ajudar o corpo a relaxar e dormir.

Para médicos e especialistas, só há uma ressalva: o ar-condicionado resseca o ar. Por isso, é recomendável que se umidifique o ambiente. Você pode colocar uma toalha de banho molhada em cima de uma cadeira, próximo à cama, por exemplo. Dessa forma, você garantirá uma noite tranquila. Você pode ainda encher uma bacia com água antes de dormir e deixá-la ao lado da cama. Você perceberá que a sua respiração vai ficar melhor e, o sono, mais tranquilo. Mas não se esqueça de trocar a água diariamente para evitar que ela fique parada, o que facilita a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.

Outras dicas para ter uma boa noite de sono com o ar-condicionado:

Evite direcionar o fluxo de ar do aparelho para a cama. O ar direto não costuma ser bom para a maioria das pessoas, principalmente para bebês e crianças. Lembre-se: um ambiente climatizado é aquele que oferece conforto térmico.

Prefira um aparelho com tecnologia inverter: esses aparelhos de ar-condicionado são mais modernos e têm um fluxo mais natural, perfeito para noite mais tranquilas.

Ajuste o aparelho em uma temperatura em que você não precise se cobrir – no máximo, jogar um lençol por cima do corpo. Segundo a Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), o ideal é regular o ar-condicionado em 23° C, tanto no verão quanto no inverno.

A limpeza do filtro é essencial. Dormir com o ar-condicionado faz mal se o filtro estiver sujo. A manutenção regular é fundamental.

Fique de olho na qualidade do ar. Há vários aparelhos de ar-condicionado que têm purificadores de ar acoplados, chegando a eliminar até 99% de fungos, bactérias, poeira, poluição e qualquer micro-organismo que possa ser, de alguma forma, prejudicial à saúde.

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