Para começar o dia bem, uma das coisas necessárias é uma boa noite de sono. Sem o descanso, sua energia para o dia seguinte pode não ser suficiente para as tarefas que virão.

Além de nos deixar menos produtivos, a má qualidade do sono pode prejudicar a saúde. A pressão arterial, a frequência cardíaca e outros sistemas se recuperam do desgaste diário nesse momento, o que mostra a importância da qualidade do sono.

Pensando no seu bem-estar e conforto, criamos este post com dicas especiais para você dormir melhor. Confira!

Evite certos alimentos e bebidas

Pelo menos quatro horas antes de dormir, evite ingerir alimentos com cafeína e bebidas alcoólicas. Isso porque a cafeína é um estimulante e pode atrapalhar o sono. Em relação às bebidas com álcool, elas são capazes de irritar o estômago – e o desconforto durante a noite costuma nos despertar.

Tenha uma rotina

Tente dormir no mesmo horário sempre que possível. Nos primeiros dias pode ser difícil se acostumar, mas depois é tranquilo conservar o hábito. Com uma rotina definida, seu metabolismo se adapta e mantém um bom funcionamento regularmente.

Assista a filmes ou leia

É comum não conseguirmos dormir assim que deitamos na cama. Nem sempre estamos bem o suficiente para que o sono chegue – e a mente fica pensativa, indo a lugares distantes. Para driblar isso, leia livros ou assista a filmes mais tranquilos. Acredite: o tipo de atividade que você faz antes de dormir pode alterar a qualidade do seu sono.

Clima agradável

Na fase mais profunda do sono, a temperatura do corpo diminui para que ele possa trabalhar para os nossos sistemas. Frio ou calor excessivo atrapalha nosso sono, nos acordando e interrompendo um bom descanso. Temperaturas acima de 26º e abaixo de 18º C não são agradáveis para o período de descanso.

Em razão disso, é bom investir em aparelhos que mantém a temperatura equilibrada. Atualmente, existem diversos modelos de condicionadores de ar com a função sono, que trabalham em uma temperatura ideal para um descanso de qualidade.

Gostou dessas dicas? Lembre-se de fazer o possível para dormir bem. Não há nada melhor do que acordar depois de uma boa noite de sono. Você vai ficar mais animado para fazer as tarefas mais banais, acredite!