Menu fechado

Descubra como economizar a água do ar condicionado e evitar desperdício

Você sabia que um ar condicionado é capaz de gerar até 20 litros de água por dia? Sim, isso é bastante coisa!

E quando se fala em economia, sustentabilidade e ações de redução ao desperdício, nada melhor do que aprender a utilizar esse recurso em benefício próprio.  

ECONOMIZE-AGUA-AR-CONDICIONADO

Quer saber como fazer isso? Então, vamos lá!

  • Você pode regar as plantas.

  • Passar pano no chão.

  • Lavar algum ambiente ou objeto.

  • Dar descargas e banheiros.

Em tempos de crise hídrica, ter esse recurso e utilizá-lo ao seu favor, pode ser uma ótima solução!

Agora imagine se você for um empresário que possui em sua organização vários aparelhos de ar condicionado?

Serão gerados no mínimo mais de 100 litros de água por dia, você já fez as contas de quanta economia você pode ter dentro de sua própria empresa, caso utilize essa mesma água que poderia ser desperdiçada?

100 litros diários dariam em um mês 3.000 litros, se multiplicado o litro pelo valor de R$ 0,10, isso resultaria numa quantia de:  300 reais!

Imagine poder ter 300 reais poupados em uso hídrico!

banner-frio-pecas-ar-condicionado

Apesar dessa água não ser suja, ela não deve ser bebida ou utilizada para banho, por não passar por ações que combatem agentes bactericidas, no entanto, ela pode ser bem utilizada de outras formas!

A quantidade em relação a produção de água, depende muito da potência dos aparelhos e da condensadora de ar condicionado, outras questões como o tempo de uso da mesma e clima da região, também interferem nesse resultado.

Nos climas mais úmidos, a condensadora de ar condicionado tem probabilidade de gerar um volume maior de água.

Segundo um estudo sobre a produção de água em aparelhos com capacidade de 12 mil BTUs foi verificado que o ar condicionado é capaz de produzir 1 litro por hora de funcionamento.

Como utilizar esse recurso de forma mais prática?

Será necessário criar um sistema de irrigação ou um método para bombear essa água, isso pode ser facilmente conseguido com algumas empresas, e se analisado em questão de economizar 3 mil ou mais reais por mês, o investimento acaba compensando.

E se o ar condicionado estiver acumulando água internamente? O que fazer?

Você está preocupado.

A água do seu ar condicionado começou a juntar, em torno da unidade na parte do ar central, e você não tem ideia do porquê.

Primeiro, você deve desligar o ar condicionado, porque esta água pode prejudicar as partes eletrônicas do aparelho e causar danos. Em seguida, você deve entrar em contato com um profissional para obter ajuda.

Mas, se você quiser entender a possível causa do problema, antes de chamar um profissional, continue a leitura.

Parte do trabalho do seu condicionador de ar é puxar a umidade do ambiente. O motor da unidade interior, puxa ar quente e úmido através da grelha de retorno e ao passar ao longo da bobina da unidade, forma-se o ar frio.

Quando isso acontece, há a condensação de gotículas, que se formam sobre a serpentina do evaporador.

Aqui estão alguns problemas comuns que podem estar causando o problema que você está tendo com o ar condicionado.

  • Entupimento da linha de drenagem da condensadora ou quando há ferrugem.

Se a linha de drenagem fica obstruída por sujeira, insetos, mofo, ou qualquer outra coisa, a água não tem para onde ir, então retorna.

Além disso, a origem do problema pode ser uma serpentina suja do evaporador. A sujeira vai se misturar com a água, entupindo o dreno. Portanto, tenha sempre um profissional para limpar esta bobina anualmente, como parte de uma visita de manutenção.

Problemas de instalação

Se você tem um novo ar condicionado, o problema pode estar relacionado com a instalação.

Uma instalação feita de todo jeito, pode acumular água no reservatório de drenagem e assim transbordar o líquido por todo o ambiente, causando problemas.

Você vai precisar de um profissional para examinar o condensador do seu ar condicionado, para ver se ele foi projetado adequadamente, e corrigi-lo, se necessário.

Bobina coberta de gelo

A bobina do evaporador está coberta por gelo? Quando a serpentina do evaporador não age como deveria, pode haver tanta água que simplesmente ela se congela.

Existem 2 causas comuns para uma bobina de evaporador congelar:

  • O filtro de ar pode estar sujo, fazendo com que a temperatura caia abaixo de zero e assim se forme gelo.

  • Operação com baixa refrigeração faz com que a bobina do evaporador se torne muito mais fria do que o normal, fazendo-a congelar-se.

Para descongelar a serpentina do evaporador, ligue o ar condicionado. Em seguida, gire para a opção de ventilador. A ventoinha deve derreter o gelo devagar o suficiente para a panela de drenagem dar conta de toda a água gerada.

Enquanto isso, você deve chamar um técnico profissional de ar condicionado para verificar o seu aparelho, certificando-se que o mesmo está a funcionar corretamente e assegurando que nada foi danificado.

Existem outras causas que trazem o acúmulo de água em torno de um aparelho de ar condicionado, mas estes são alguns dos mais comuns.

banner-frio-pecas-ar-condicionado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami