Menu fechado

Conheça 10 Dicas para economizar no consumo de energia do ar-condicionado!

dicas para economizar na conta de energia

Muitas pessoas acreditam que o ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica. Mas não é bem assim. Se você souber utilizar o aparelho da maneira correta, sua conta de energia não terá aumento desordenado e você continuará a aproveitar os benefícios tanto para a função resfriar como para aquecer.

Vamos conhecer as dicas para você utilizar o ar-condicionado no conforto do seu lar?

10 Dicas de economia com o ar-condicionado

1. Escolha modelos com Selo Procel de Economia de Energia

O Selo Procel é uma certificação do Inmetro e atesta a eficiência energética de cada produto. As classificações vão de A (excelente) até E (ruim) e elas sinalizam a relação do consumo de energia com os resultados que o aparelho entrega, ou seja, quanto menos um ar-condicionado gasta e quanto menos tempo ele leva para conseguir climatizar um ambiente adequado a sua potência, mais eficiente ele vai ser.

2.  Dê preferência pelos modelos com tecnologia Inverter e utilize a função Timer

Conforme vão ficando mais modernos, os aparelhos de ar condicionado vão adquirindo mais autonomia para funcionar apenas quando são necessários. A tecnologia Inverter funciona como um dosador que impede o motor de se esforçar a mais do que é preciso, evitando a grande oscilação de energia para o aparelho climatizar o ambiente de forma eficiente.

Já o Timer é uma programação bem comum em vários tipos de ar-condicionado, e ele serve para você programar quando o aparelho deve trabalhar com mais força, menos força e quando ele deve desligar também.

3. Instale a Condensadora em local com boa circulação de ar

Caso você não saiba, parte do processo do ar-condicionado funciona retirando o ar quente de dentro do ambiente e jogando para fora. Se o ar quente fica preso em volta da condensadora, ela não consegue fazer as trocas de calor, e isso força o motor, consequentemente gastando mais energia para realizar esta troca de ar quente pelo ar frio.

Com este esforço extra, o ar condicionado gastará mais energia e se for instalado em local onde a circulação de ar não for constante, você terá a impressão de que o grau determinado para climatizar o ambiente não foi atingido. Converse com seu profissional instalador e busquem uma boa alternativa para a instalação.

4. Você tem o modelo Janela? Fique atento à obstrução do local

Para ambientes pequenos ou prédios que possuem abertura para a instalação do modelo janela, identifique a localização desta instalação para evitar a obstrução das laterais e do fundo do seu aparelho de ar condicionado janela. O modelo precisa de espaço para realizar esta troca e um local bem arejado é extremamente importante para que a troca do calor quente para o calor frio aconteça sem interferir na eficiência energética do aparelho. Fique atento!

5. Proteja a parte externa (chamada de condensadora) da incidência do sol

A condensadora do seu ar condicionado está sob a luz direta do sol por muitas horas? Fique atento! É preciso proteger a condensadora do sol para que ele não precise, além de puxar o ar quente para enviar o ar frio para dentro do ambiente, ter que trabalhar mais para “resfriar sua caixa” e as grades de ventilação. Uma boa dica para proteger sua condensadora é colocar uma proteção como um telhado ou uma caixa de proteção. Eles irão impedir que o equipamento aqueça demais e apresente mau funcionamento. 

6. Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente

Manter o ambiente em temperaturas próximas dos 23ºC é uma boa dica. Além de ser a faixa de temperatura indicada para o bem-estar pela Anvisa, isso impede que o aparelho force o motor para chegar até temperaturas extremas e que faça mais força para se manter lá.

Além disso, configurações extremas de temperatura fazem com que o aparelho fique ligando e desligando mais vezes, e isso gera picos de consumo, que acabam sendo a parte mais cara da conta de luz. Para evitar estes picos de energia, escolha modelos inverter. Conheça as melhores marcas e modelos visitando nosso site, clicando aqui.

7. Mantenha Portas e Janelas fechadas

Manter o ambiente com portas e janelas fechadas, fará com o que o ar condicionado climatize  apenas o ambiente onde o aparelho está e, ao chegar no grau definido de climatização, ele não busca mais climatizar o ambiente e sim, mantê-lo climatizado. Portas e janelas abertas fazem com o que este clima seja constantemente climatizado e assim, gastando mais energia da condensadora.

8. Evite o calor do sol no ambiente interno

Quanto mais luz solar entrando no seu ambiente climatizado, mais trabalho para o ar-condicionado terá para refrescar o ambiente, pois ele está capturando o ar quente que está sendo projetado naquela área. O motor do equipamento trabalha mais para compensar a incidência de sol, especialmente se a luz direta entra pelo vidro. Experimente deixar as cortinas fechadas para que a luz solar não seja tão incidente.

9. Mantenha os filtros limpos. Se atente à manutenção do ar condicionado!

Filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. Por isto, realizar a limpeza do filtro do ar é extremamente importante a cada 2 meses e procurar por um instalador credenciado é muito importante para que seu aparelho funcione corretamente todos os dias.  

10. Desligue o ar-condicionado se você vai sair por muito tempo

Habitue-se a desligar o ar condicionado sempre que você se ausentar do ambiente por mais de uma hora. O aparelho possui um tempo para esfriar e por isto, não é interessante você ligar e desligar o aparelho se for se ausentar por até 1 hora.

Se o seu aparelho de ar condicionado ficar ligado por longos períodos, uma boa dica é apostar em modelos que possuem a tecnologia Inverter. Ele é a melhor opção na economia de energia. Conheça mais sobre modelos Split inverter em nosso site Friopeças. Clique no link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami