Menu fechado

Confira nosso tutorial prático para a instalação do ar condicionado

A instalação do ar condicionado é uma etapa essencial para garantir o bom funcionamento do aparelho e evitar danos futuros. Alguns fatores precisam ser levados em conta no momento de instalar o equipamento, como o local ideal, o modelo escolhido, a incidência de luz solar no ambiente, a existência ou não de equipamentos eletrônicos e outros pontos importantes.

O instalador é o profissional capacitado para realizar o processo de instalação do ar condicionado e fazer a conexão dos cabos, reduzindo a possibilidade de riscos para o equipamento e para as pessoas que ali transitam. Confira aqui nossas dicas para garantir o bom funcionamento do seu aparelho.

Ar-Condicionador instalação

1 – Local de instalação do ar condicionado

Antes de tudo é preciso levar em conta o local onde acontecerá a instalação do ar condicionado. De um modo geral, é necessário alertar que o ar que sai do equipamento não pode ser liberado diretamente nas pessoas que ali circulam, ou seja, no quarto a melhor localização é sobre a cabeceira da cama, na sala deve ficar acima do sofá, na sala de jantar deve ser instalado longe da mesa e assim por diante. A instalação do ar condicionado também não pode ser feita logo acima de aparelhos eletrônicos por conta dos eventuais pingos de água.

O local deve ser de livre acesso, permitindo a higienização e as práticas recorrentes. Além do mais, a parte externa e interna não devem ser voltadas a espaços fechados e estreitos, já que isto pode causar danos ao equipamento.

banner-frio-pecas-ar-condicionado

A tensão de alimentação do aparelho deve ser compatível com a rede de energia do local a ser instalado. O tamanho da peça também é outro fator importante, já que as dimensões devem se encaixar adequadamente no espaço escolhido.

A instalação do ar condicionado deve ser feita em paredes voltadas para o leste ou para o sul, já que nestes locais a incidência dos raios solares é menor. Norte e oeste poderão prejudicar a funcionalidade do aparelho.

2 – Atenção ao sistema de drenagem na instalação do ar condicionado

O dreno localiza-se na parte inferior do evaporador, sendo ideal efetuar a conexão deste pelo lado direito, para que o esquerdo seja destinado à conexão das tubulações.

3 – Conexões das tubulações na instalação do ar condicionado

A conexão das tubulações deve receber grande atenção no momento da instalação do ar condicionado, já que um flange mal feito pode gerar à perda de gás e levar ao aparecimento de transtornos para a reposição deste gás, o que ocasionaria na queima do compressor.

conexoes-ar-condicionado
4 – O modelo de condicionador de ar a ser instalado

A instalação do ar condicionado deve levar em conta o modelo escolhido. O Janela ou Parede são mais fáceis de instalar por conterem apenas uma peça. Os modelos com duas peças, como o Split, precisam de uma instalação na parte interna do ambiente e outra na parte externa. O evaporador ficará dentro do espaço e deve se situar na parte central da parte, o condensador se situará na área externa e deverá ficar em um local protegido de luz intensa e chuva.

5 – Instalação do ar condicionado para apartamentos ou casas alugadas

Para quem vive em apartamentos ou casas alugadas, a instalação do ar condicionado pode se torna um problema. Para evitar que aconteça o buraco grandes em paredes, indicamos que esses consumidores optem pelo aparelho portátil.

Não deixe de chamar o instalador, somente um profissional capacitado poderá garantir a instalação do ar condicionado com qualidade.  Indicamos o melhor serviço em instalação, temos ótimos profissionais parceiros, clique aqui e faça contato.

Aqui na Friopeças você encontra os mais variados aparelhos, com diferentes preços, tamanhos, designs e funcionalidade, tornando fácil a sua escolha do equipamento ideal. Confira!

banner-frio-pecas-ar-condicionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami