Para funcionar, os aparelhos de ar-condicionado dependem de um motor, portanto é comum que emitam sons enquanto ligados – e, quanto maior for a potência de funcionamento, mais alto será o som emitido. Por isso, é normal instalar os motores longe dos cômodos íntimos da casa para reduzir o transtorno. Mas em certas circunstâncias o barulho emitido fica muito alto, e o ar-condicionado passa a trazer mais inconvenientes do que conforto. Confira as causas e soluções mais comuns para esse problema.

O barulho emitido se parece com som de peças soltas? Bom, esse é um problema comum. As pás do ventilador podem se soltar ou quebrar, causando vibrações e ruídos indesejados no aparelho. Em alguns casos, a troca das pás é fácil, e não requer o auxílio de um técnico. Consulte o manual do seu aparelho no caso de dúvidas.

Outro problema comum nos modelos split é o acúmulo de sujeiras, pequenos objetos ou até mesmo pequenos insetos dentro dos aparelhos. Nesse caso, a solução é bem simples: desligue o aparelho e retire a tampa que cobre os filtros para realizar a limpeza.

Se o problema for vibrações indesejadas, as grades frontais, que são comumente retiradas para fazer a limpeza dos filtros, podem estar mal colocadas. Se você não tem certeza se esse é o problema do seu aparelho, um simples teste pode eliminar a dúvida: retire a grade e ligue o aparelho para conferir se o barulho persiste; em seguida, com cuidado, coloque-a novamente no lugar.

Na dúvida, chame o instalador

As vibrações também podem estar sendo causadas pela má instalação do aparelho. Nesses casos, a solução é entrar em contato com alguém que possa reinstalá-lo para você.

A falta de manutenção do ar-condicionado também pode estar contribuindo para o som alto emitido. Quando o filtro fica muito sujo, a passagem de ar passa a ser mais forçada, exigindo mais do aparelho. Outro problema proveniente da falta de manutenção é o vazamento do óleo responsável pela refrigeração, que também causa um barulho incômodo.

Lembre-se de que é comum o barulho do aparelho aumentar com o tempo, afinal, a variação constante de temperatura faz com que as peças cedam. Se nenhuma das soluções acima parece adequada para você, seu ar-condicionado pode ter sido afetado pelo excesso de uso, gerando problemas no compressor, no condensador ou no motor. Nesses casos, procure a ajuda de um especialista.