Menu fechado

Como resolver? Meu ar condicionado está pingando!

ar condicionado está pingando

Ter um ar condicionado em casa, no escritório ou em ambientes comerciais se tornou uma necessidade nas últimas décadas. Seja para dias quentes, muito quentes ou até em dias frios (sim, alguns modelos de ar condicionado possuem a função aquecer – consulte aqui), contar com um aparelho de ar-condicionado traz benefícios para você e para quem está no ambiente. Mas se o ar condicionado está pingando? Como resolver?              

Por isso, é muito importante entender o funcionamento do aparelho e criar uma rotina de manutenção. O primeiro passo é escolher um bom parceiro instalador para que a instalação esteja de acordo com as orientações estabelecidas pelo Fabricante. Isto ajuda e muito a não perder a garantia imposta pelo mesmo.

Outro ponto essencial é manter as manutenções preventivas a cada 3 meses e as manutenções mais complexas a cada 6 meses ou 1 ano, dependendo do modelo do ar condicionado.  

Meu ar condicionado está pingando! O que pode ser isto?

Apesar do que muita gente imagina, ar-condicionado pingando não é normal e pode ser evitado. De acordo com os especialistas, ar-condicionado pingando é um problema que pode ter origens diversas. Se ele é novo e foi instalado recentemente, muito provavelmente a causa é erro na instalação do aparelho.

Os erros mais comuns neste caso são:

  1. Uso de tubulação com diâmetro menor do que o sugerido pelo fabricante;
  2. Posicionamento torto da evaporadora na parede;
  3. Uso de mangueiras estranguladas ou sem caimento;
  4. Vários equipamentos interligados na mesma tubulação.

Neste caso, a melhor forma de resolver o problema é ligar para o técnico que fez a instalação e pedir que ele retorne para resolver o problema instalando o ar-condicionado corretamente.

Você sabia? Falta de limpeza é principal motivo

Se o aparelho não é novo, ou seja, se não foi instalado recentemente, é preciso programar as manutenções do aparelho. A falta de manutenção pode deixar o ar-condicionado pingando, principalmente por causa dos filtros sujos.

Em ambientes em que o aparelho não é usado com muita frequência, limpe-o uma vez por mês; se você utiliza o ar-condicionado quase todos os dias frequência, é preciso limpá-lo a cada 15 dias.

E uma coisa que muitas pessoas não se atentam: em estações mais amenas ou frias, como o Outono e Inverno, o aparelho de ar condicionado também precisa de manutenção. Limpe o filtro do aparelho, pois mesmo sem estar em funcionamento, ele acumula poeira e esta poeira será uma das causas do ar pingando ao ser ligado.

Continua pingando mesmo com a limpeza do filtro?

Não é apenas a sujeira do filtro que deixa o ar-condicionado pingando. A sujeira que está se acumulando na parte interna do aparelho e na área da condensadora acaba bloqueando a passagem da água para o sistema de drenagem e isto faz com que a água vaze. Para este tipo de desobstrução da sujeira, é preciso buscar um parceiro instalador profissional. Não faça esta manutenção sozinho.

Descubra como calcular o BTU/h do ar condicionado, clicando neste artigo.

Além da sujeira: outros aspectos que sinalizam as causas do ar condicionado estar pingando

A baixa pressão do gás também pode fazer o ar condicionado pingar. Mas, na maioria das vezes, a questão não é vazamento, mas sim a sujeira acumulada que reduz a pressão do gás.

Se o ar condicionado foi instalado onde não há um ponto de drenagem próximo, a bomba de dreno pode estar entupida ou queimada.

Assim como na tubulação do dreno, lodo, musgo e a sujeira em geral se formam e começam a tampar a passagem, muitas vezes sendo esse o motivo de queima da bomba. É preciso fazer uma limpeza geral no sistema de drenagem para o ar condicionado parar de pingar.

Para modelos de ar condicionado Split pode ocorrer o congelamento da serpentina, o que faz com o que o aparelho pingue sem parar. A serpentina congela por causa do filtro sujo, ficando obstruída de gelo, ou por causa da turbina suja. O parceiro Instalador precisará retirar a serpentina, lavá-la corretamente e refazer a instalação.

Outro problema comum que costuma deixar o ar condicionado pingando, mas que nem todos os técnicos ficam atentos, é a baixa rotação da turbina. O problema é causado pelo capacitor da placa ou fora dela, que não está em sua capacidade total. Nesse caso, ele deve ser averiguado com um capacímetro. Ele deve ser substituído sempre que estiver com seu rendimento abaixo do esperado.

Instalador: encontre peças e acessórios de ar condicionado na Friopeças!

A Friopeças possui uma equipe especializada para atender os parceiros Instaladores em cada loja. Estamos presentes com 9 lojas em todo o Brasil. Nosso departamento de peças e acessórios também te atende pelos números 40072565 ou 08002006550. Entre em contato! Nosso site é o www.friopecas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami