Menu fechado

Ar condicionado para crianças e bebês, o que é mito e verdade?

criança e bebe

O verão chegou com tudo, e em várias regiões do Brasil as temperaturas estão muito altas. O ar condicionado acaba sendo a saída para manter o ambiente em uma temperatura agradável, porém quem têm bebê ou crianças pequenas em casa, fica na dúvida entre suportar altas temperaturas ou apelar para o ar condicionado.

Muito se fala que o uso de ar condicionado não é recomendado em ambientes com bebês ou crianças pequenas, mas o que é mito e o que é verdade?

Continue conosco e saiba mais sobre o assunto!

criança e bebe

O ar condicionado causa alergia em bebês!

Mito! A verdade é que para qualquer pessoa o recomendado é que seja feita a manutenção do aparelho de ar condicionado periodicamente, e que os filtros sejam trocados dentro do prazo estipulado pelo fabricante. Desta maneira não há o menor risco de alergias ou incômodos causados pelo uso do ar condicionado.

Pelo contrário, alguns modelos até purificam e filtram o ar e ainda deixam o ambiente livre de vírus e bactérias. Ainda eliminam e não propagam a poeira e acabam com os micro-organismos nocivos.

banner-frio-pecas-ar-condicionado 

O ar condicionado causa gripes e resfriados!

Mito! É comum as pessoas dizerem que o uso do ar condicionado irá causar gripe ou resfriado no bebê. Porém isso é um mito! Obviamente você não deve submeter um bebê ou criança pequena a um ambiente extremamente gelado, se usar o ar condicionado para manter o ambiente fresco, entre 23 e 26 graus, não há a menor possibilidade de causar algum problema à criança. Pelo contrário, o ambiente climatizado em temperatura amena, irá ajudar a manter o corpo da criança em uma temperatura agradável, exigindo menos do seu organismo e evitando a perda de líquido.

Para o bebê o ventilador é mais recomendado que o ar condicionado!

Mito! Na verdade o ventilador não é nenhum pouco recomendado em ambientes com bebês, pois ele ajuda a propagar a poeira do ambiente. Além de não colaborar com a queda da temperatura, pois o ventilador não tem a capacidade de climatizar o ambiente. Já com alguns modelos de ar condicionado você estará proporcionando ao seu bebê um ambiente muito menos poluído e com temperatura agradável.

 

O ar condicionado é muito barulhento para o bebê!

Mito! Atualmente existem modelos bem silenciosos, o modelo Split por exemplo, produz menos ruídos que muitos modelos de ventiladores. Pode ter certeza que com um modelo atual, seu bebê irá ter uma noite de sono silenciosa e em uma temperatura agradável.

 ar-condicionado-criancas

Alguns cuidados importantes ao utilizar o ar condicionado em ambientes com bebês ou crianças pequenas:

  • Quando for retirar a criança do ambiente climatizado, procure desligar o ar condicionado alguns minutos antes, para que o corpo da criança se acostume com a temperatura real.

  • Em períodos em que o clima estiver seco, procure utilizar um umidificador de ar no ambiente, ou até mesmo toalhas molhadas irão colaborar para manter a umidade do ar adequada.

  • Se o bebê for novinho, evite deixá-lo sem roupas no ambiente climatizado, procure secar os cabelos e vesti-lo antes de ligar o ar condicionado.

  • Evite deixar o aparelho de ar condicionado ligado a noite inteira. A grande maioria dos modelos possuem timer e função sleep, que permitem programar para que desligue e ligue em um intervalo de tempo.

 banner-frio-pecas-ar-condicionado

Como podemos ver, muitos são os mitos a cerca do uso do ar condicionado em ambientes com crianças pequenas e bebês.

Porém se fizermos uso do aparelho de ar condicionado de forma correta, ele tem muitos benefícios a oferecer, não somente à criança, mas a todos que estiverem presentes no ambiente!

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência conosco? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami