Com diversos reajustes devido à inclusão de custos extras, as contas de luz no Brasil têm se tornado cada vez mais caras, aumentando também a preocupação dos consumidores na hora de economizar.

Para uma maior economia de energia, além de seguir as instruções de uso dos eletrodomésticos, podemos tomar alguns cuidados extras, já que alguns aparelhos – como chuveiro elétrico e geladeira – tendem a elevar excessivamente o valor da conta.
Para ajudar nessa tarefa, separamos neste texto algumas dicas para você. Confira a seguir:

1. Evite colocar alimentos quentes na geladeira

Ao colocar alimentos quentes no refrigerador, o compressor do eletrodoméstico é forçado a trabalhar por mais tempo, gastando mais energia. Geralmente essa instrução já vem explícita no manual do próprio aparelho. Por isso, sempre vale a pena esperar a comida esfriar um pouco antes de guardá-la.

2. Não bloqueie as laterais e o fundo do seu ar-condicionado

O aparelho de ar-condicionado perde eficiência quando suas laterais e fundo são bloqueados, gastando mais energia para realizar o mesmo trabalho. Escolha o local de instalação do seu aparelho com bastante cuidado.

3. Escolha chuveiros com aquecimento solar

Segundo a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento), os chuveiros com sistema de aquecimento solar gastam cerca de 30% a menos de energia. O chuveiro elétrico é de longe o eletrodoméstico que mais consome energia no nosso dia a dia, então essa dica pode fazer uma grande diferença na sua conta de luz!

4. Mantenha os filtros do ar-condicionado limpos

Trocar os filtros do ar-condicionado é muito importante para manter seu bom funcionamento: a sujeira em excesso pode atrapalhar o fluxo de ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. O tempo indicado para troca dos filtros costuma variar entre 6 e 12 meses. Confira as instruções do seu aparelho.

5. Prefira modelos de eletrodomésticos com função timer/sleep

É muito comum cairmos no sono assistindo a algum programa de TV, ou com o ar-condicionado ligado no quarto. A função timer dos aparelhos ajuda muito nesses momentos, pois evita que eles fiquem ligados enquanto não estão sendo utilizados.

6. Desligue os eletrodomésticos da tomada quando for viajar

A luzinha de “modo de espera” dos eletrodomésticos quando eles estão desligados pode significar um gasto desnecessário no fim do mês. Quando for viajar, ou se ausentar por um longo período, não se esqueça de tirar os aparelhos que não serão utilizados das tomadas.

E aí, gostou dessas dicas? Esperamos que você consiga economizar em casa. Fique de olho em nosso blog para ter mais dicas como essas e demais conteúdos sobre decoração, ar-condicionado e muito mais!