Plantas e flores em casa ou no escritório deixam o ambiente ainda mais bonito, colorido e até cheiroso! Porém, cômodos com ar-condicionado podem ser prejudiciais para a maior parte das espécies. Descubra quais são as plantas adequadas para esses locais.

É preciso compreender que as plantas elevam a umidade dos espaços e evitam o ressecamento de nossas vias respiratórias. No verão, elas ajudam a refrescar o ambiente. No inverno, como são seres vivos, aquecem o local ao emitir calor. Outra importante função das plantas é purificar o ar ao absorver os gases poluidores do ambiente externo.

O ar-condicionado, em geral, deixa o ar seco demais, o que causa desconforto a algumas plantas sensíveis. Elas sofrem desidratação acelerada das folhas, o que as deixa “queimadas” e sem forma de regeneração, já que a folhagem acaba caindo. Portanto, é importante avaliar se a planta ficará bem em um ambiente menos úmido.

Conheça as cinco espécies que conseguem se adaptar:

Lança-de-São-Jorge
Uma planta bem resistente, que exige pouca rega. Com folhas cilíndricas, rígidas e verticais, gosta de ficar à meia-sombra, mas consegue se adaptar ao sol pleno e à luz difusa.

Árvore-da-felicidade
A árvore-da-felicidade-fêmea é um arbusto cercado de misticismo. Acredita-se que a presença da planta traz harmonia e felicidade à casa. O solo deve ser mantido úmido, mas sem encharcar. Pode ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra ou luz difusa.

Calathea
Nativa da América, esta planta é muito utilizada na decoração de casas. Vale lembrar que são mais de 25 espécies diferentes. Elas necessitam de um espaço mais escurecido, pois não se dão muito bem com a luz solar.

Kalanchoe
Conhecida como flor-da-fortuna, esta é uma planta suculenta muito utilizada em presentes graças à sua grande resistência. Pode ser cultivada tanto em jardins quanto em vasos e suporta bem o frio. Sobrevivem bem à escassez d’água, e o excesso pode favorecer a proliferação de fungos. A rega a cada três dias geralmente é mais que suficiente para as kalanchoes e deve ser feita apenas sobre o solo, sem molhar a planta.

Coroa-de-Cristo
É um arbusto que pode atingir até dois metros de altura. Os ramos são suculentos e possuem muitos espinhos afiados – daí seu nome. Super-resistente ao frio e de fácil cultivo, com pouca água e iluminação indireta.

Planta bônus: minicactos
Nativos das Américas, pertencentes à família Cactaceae, existem em vários formatos e tamanhos e estão adaptados a ambientes extremamente quentes e áridos. Perfeitos para quem não abre mão do ar-condicionado!